top of page
  • Foto do escritorNoemi Bellio

O que é realidade para você ?


Hermann Hesse - poeta, ensaísta e pintor alemão

Algumas vezes criamos uma realidade que não é nossa, ou estamos mergulhados em uma realidade coletiva que não nos pertence.

Já parou para pensar como seria a vida se a nossa realidade interior fosse seguida à risca sem nos importarmos com a realidade que nos é imposta?


Para enxergarmos a verdadeira realidade, temos que nos aprofundar naquilo que fica latente gritando em nosso cérebro dia após dia. Nós ignoramos o chamado, algumas vezes por preguiça, pois pode dar muito trabalho enxergar a verdadeira realidade, ou por medo do que podemos encontrar, ou por insegurança de qual caminho tomar... Enfim, vivemos procrastinando a nossa real realidade.


E chegada a hora de sair da caverna, conforme a narrativa do mito da caverna de Platão, e enxergar a luz que está fora dela, enxergar a luz que temos na nossa realidade interior a qual pode nos ajudar de mil e uma formas.

Temos uma tarefa árdua, caminhar com nossos próprios passos, sem nos importar com o que os outros possam pensar, sem nos importar com o que possam dizer, importando-nos unicamente com o que é preciso enxergar, o que realmente importa e não o que nos é imposto. Somos bombardeados diariamente pela mídia e é nosso o vício dar atenção a ela, sem emitir opinião, sem questionar, sem verificar por trás da cortina de fumaça que querem que não atravessemos o que realmente existe.


Como queremos ser vistos ou como eu quero me ver? Se está querendo ser visto de uma ou outra forma, é preciso procurar ajuda para organizar a suas ideias, equilibrar a sua autoestima, e verificar que você não precisa de ninguém para lhe indicar qual deve ser a sua realidade. Somente sendo você mesmo encontrará a saída da caverna, encontrará a luz gigantesca que habita dentro de você e que pode iluminar sua vida em cada segundo de sua existência.

Para de agradar aos outros, passe a agradar você mesmo!!!!


“Não existe realidade a não ser a que temos no nosso interior. Os seres humanos vivem irrealmente, pois acreditam que as imagens exteriores são a realidade e não permitem que seu mundo interior se manifeste”.

Herman Hesse.


Deixo aqui uma dica muito valiosa,

Pare por 10 minutos por dia dos seus afazeres, e escute a sua voz interior, sem ruídos exteriores, somente ela lhe dará o rumo para que sua realidade se manifeste. Se você não está conseguindo escutar, procure ajuda, sempre haverá alguém disposto a lhe ouvir.

36 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page